quarta-feira, 10 de março de 2021

Meditação - Dicas de como começar.

Estamos vivendo dias bem difíceis, ainda atravessamos uma pandemia e esse tempo invoca equilíbrio, consciência social e uma dose extra de paciência e resiliência. Busque uma prática que possa contribuir para sua saúde e bem-estar. Conecte-se com a espiritualidade, leia um bom livro, descanse sua mente dos excessos de informações das redes sociais e busque abrir espaço no seu dia para simplesmente observar a respiração por alguns minutos. Comece com um minuto por dia e aos poucos vá introduzindo a meditação em sua vida.

As práticas de yoga e meditação contribuem na prevenção e manutenção da saúde física, mental, emocional e espiritual. Ajuda a ativar o sistema imunológico, relaxar os músculos e irrigar mente e corpo com energia vital (prana).

Disponibilizo algumas meditações guiadas no Podcast PodOm (Spotify). Reserve um momento do seu dia para acessar os áudios.

Uma breve prática de respiração consciente:
 
Observe o ar adentrando as narinas e preenchendo suavemente o abdômen, retenha o ar por alguns instantes e expire lentamente, de preferência que seja no dobro ou no triplo do tempo da inspiração.

Inspire energia de saúde e expire todas as impurezas, limpando e purificando órgãos, vísceras, corrente sanguínea, linfática ...
 
Inspire e visualize que uma luz verde banha seu interior ...
Visualize saúde, vitalidade e equilíbrio. 
 
Agradeça por esse momento de presença. 

Namastê
Om Shanti (Paz)
Érica Ribeiro

Foto: Érica Ribeiro
Parque da Cidade - Jundiaí / SP (antes da pandemia)






segunda-feira, 8 de março de 2021

Dia Internacional da Mulher - Força Ancestral

Hoje é dia 08 de Março de 2021- Dia Internacional da Mulher - e como uma mulher de fases, devo dizer  que estou entrando em uma nova e florida fase. 
Tenho o aval da minha ancestralidade que diz: vai, continua porque ainda temos muito trabalho pela frente.

Devo reconhecer que se hoje encontro uma estrada pavimentada para dar seguimento a minha jornada é porque todas as mulheres que vieram antes, percorreram caminhos muito difíceis até aqui. Eu honro cada mulher que veio antes, pela luta e coragem, pelas batalhas vencidas, honro também aquelas que foram silenciadas sem sequer ter a oportunidade de tentar vencer uma batalha, é por elas e por todas nós que estamos aqui hoje. 
 
Assim como entrei numa nova fase, o blog também está entrando. Estou cursando Sociologia há alguns semestres e estou gostando muito. Minha visão de mundo foi ampliada através dos livros e também pela decisão de fazer iniciação científica, penso que o conhecimento quando transformado em ação, tem poder libertador. 

Nessa nova fase, não quero falar apenas de yoga e meditação, quero também trazer resenhas dos meus livros preferidos, falar sobre ciência, sociologia, cultura, arte ...

Quando tiver boas novas, venho aqui contar.
Avante!!! 

Namastê 
Érica Ribeiro
Imagem Google

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Yoga-sutra e os oito ramos do yoga.

Yoga ...
No Ocidente costuma-se confundir asana (postura física do yoga) com o próprio yoga. Devido ao forte apelo comercial das redes sociais, muitos reduziram o yoga a um mero produto. 

Yoga é união, integração de corpo, mente e alma.

Yoga começa antes das posturas e vai muito além delas. O propósito dos asanas é purificar o corpo e prepará-lo para meditação. 

De acordo com o Yoga-sutra de Patanjali, o yoga é formado por oito ramos e asana é apenas um deles. 

1- Yamas 
Normas de Conduta Social - 5 princípios;
- Abster-se da violência, da mentira, da apropriação indevida, da escravidão dos desejos e do apego.

2- Nyamas
Atitudes e Condutas em relação à si próprio - 5 princípios;
- Pureza, contentamento, austeridade, autoestudo, autoentrega.

3- Asanas - posturas físicas.

4- Pranayamas - técnicas respiratórias.

5- Pratyahara - abstração dos sentidos.

6- Dharana - direcionar a atenção a um único foco.

7- Dhyana - a meditação propriamente dita.

8- Samadhi - equanimidade da consciência.

Boa prática!
Namastê
Érica Ribeiro
🙏🏽📿
@portalomyoga