sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pilates- Equilibrio,força e flexibilidade

O que é Pilates?








Pilates é um método de treinamento físico baseado no corpo em seu estado mais natural que é o movimento. O grande foco do Pilates concentra-se em uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada, tanto que foi chamada pelo próprio Joseph Pilates, criador do método, de “casa de força”(powerhouse). Músculos abdominais fortes protegem a coluna lombar e posicionam as vísceras na cavidade abdominal, evitando a protusão desta região.

Os exercícios:
- Há uma imensa variedade de exercícios, sempre associando fortalecimento e alongamento muscular assim como correção postural e respiração. Estes são realizados de forma lenta, associados a concentração, precisão de movimento e controle. São necessárias poucas repetições de cada exercício e é possível priorizar determinado grupo muscular ou desenvolver exercícios globais

- A aula é realizada em aparelhos específicos, como o “Reformer”,” Cadillac”, “Ladder Barrel”,” Chair” e “Wall Unit”, e também no solo, podendo também fazer uso de diversos recursos como a bola suíça, faixas elásticas, etc.





Benefícios do Pilates...
O método traz ao praticante muitos benefícios, dentre eles destaca-se:
- Aumento da força e flexibilidade muscular
- Reeducação postural
- Previne e trata lesões
- Redução e até eliminação das dores na coluna vertebral
- Aumento da concentração, coordenação e equilíbrio
- Aumento da consciência corporal e auto-estima
- Melhora da capacidade respiratória
- Melhora qualidade de vida em decorrência do aumento do condicionamento físico para
realizar as tarefas do dia-a-dia
- Melhor disposição para o trabalho

História do Pilates



O método foi criado por Joseph H. Pilates, alemão nascido em 1880. Joseph , uma criança acometida de grandes limitações física, tinha a determinação de se tornar fisicamente mais forte o que o levou a estudar diversas formas de atividades físicas. Durante a primeira guerra mundial, em 1912, Joseph ganhava a vida como lutador de boxe na Inglaterra e foi considerado inimigo estrangeiro, acabando preso em campo de concentração. Tornou-se enfermeiro e treinou outros estrangeiros com sua técnica, que acabou sendo reconhecida, quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe que fez milhares de vítimas na Europa em 1918. Ao passar pela enfermaria da prisão, criou camas com molas e roldanas para que os pacientes pudessem exercitar-se antes de ficarem em pé. Este aparelho é o “Cadillac”, peça chave nos trabalhos em estúdios pelo mundo.

Em 1926 Joseph mudou-se para os Estados Unidos e fundou um Studio na cidade de Nova York e denominou seu medo de “Contrologia”. Fez muito e faz muito sucesso até hoje entre os adeptos das atividades físicas e de indivíduos que buscam qualidade de vida. Joseph Pilates teve uma vida dedicada a atividade física e viveu uma vida longa e saudável até sua morte em 1967 aos 87 anos. Sua definição para bom condicionamento físico era a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e capacidade realizar, com facilidade as atividades de vida diária.









domingo, 6 de junho de 2010

Ter fé faz bem a saúde

Ter fé faz muito bem à saúde

Diversos estudos comprovam a eficácia da fé na recuperação da saúde.
Uma das funções das crenças religiosas pode ser a de alterar a atividade do sistema imunológico

Por Dr. Joel Rennó Jr.


Muitos autores estudam as possíveis relações entre religião e saúde. Embora haja opiniões e conclusões díspares, o que serve para polemizar ainda mais o tema, observamos uma certa tendência na aceitação de que a fé e a religião melhoram a saúde.


Um estudo realizado por Byrd em 1988, concluiu que pacientes religiosos sob cuidados de uma unidade coronariana tinham uma evolução melhor durante o período de internação. Sicher e colaboradores em 1998, publicaram um estudo com pacientes portadores de AIDS avançada. Eles constataram que no grupo de pacientes religiosos, havia um menor número de doenças oportunísticas, menor severidade da doença, menos hospitalizações e dias de internações. Apesar de ter sido um estudo com apenas 40 pacientes, e portanto, não definitivo, é um importante fator de adição à eficácia da religião.


Pesquisa recente elaborada pela Universidade de Duke (EUA) comprova que pessoas que adotam práticas religiosas apresentam uma chance 40% menor de terem hipertensão arterial, são menos hospitalizadas, tendem a sofrer menos de depressão nas diversas fases do tratamento e recuperação, além de terem um sistema imunológico mais fortalecido.


Em uma grande revisão sistemática, com cerca de 11mil estudos, baseados na relação religião- saúde (300 estudos na saúde física e 800 estudos na saúde mental) , comprovou-se uma correlação positiva entre maior envolvimento religioso, melhor saúde mental e física, e menor utilização de serviços de saúde. Em uma amostra americana de cerca de 20 mil adultos, atribuiu-se ao envolvimento religioso um prolongamento no tempo de vida em torno de sete anos.

A mentalidade dos médicos e algumas condutas profissionais, envolvendo fé, espiritualidade e saúde precisarão ser revistas. Um estudo recente (2004) realizado pela Universidade de Ohio (EUA), com 798 pessoas, constatou que cerca de 85% gostariam de discutir sua fé com o médico e 65% deles esperavam compreensão desse desejo por parte dos doutores.


Os religiosos geralmente estão mais interessados na imortalidade de suas almas, do que na mortalidade de seus corpos. Alguns acreditam ser a morte um verdadeiro marco, levado ao extremismo em determinados cultos. Isso pode ser um fator de confusão também nos estudos envolvendo mortalidade e religião. Muito mais do que a melhora da saúde física em si, os médicos deveriam estar mais preocupados com a melhora da qualidade de vida. Um estudo realizado por Reyes-Ortiz comprova a melhora da qualidade de vida em idosos religiosos.


A verdade é que algumas pessoas espiritualistas quando ficam doentes, aumentam suas participações em comportamentos que possam melhorar sua saúde, inclusive através de cultos religiosos que ensinam hábitos de vida mais saudáveis, como largar o tabagismo e o álcool, evitando-se, dessa forma, o desenvolvimento de cânceres de pulmão, estômago, cavidade oral, faringe, esôfago, laringe e bexiga. A sensação de pertencer a um grupo social, mantém os pacientes amparados com melhoria significativa da qualidade de vida.


Por que a fé ajuda na recuperação da saúde?


Uma das funções das crenças religiosas pode ser a de alterar a atividade do sistema imunológico, prevenindo dessa forma o estresse. A alteração imunológica do indivíduo poderá levá-lo a maior propensão de apresentar doenças mediadas por fatores de imunidade. Um estudo concluiu que um aumento de interleucina-6 (fator imunológico) está aumentado no sangue de pessoas que não frequentam regularmente cultos religiosos, quando comparadas com pessoas praticantes. A interleucina-6, geralmente se encontra elevada no plasma de indivíduos submetidos ao estresse constante. Dessa forma, pessoas religiosas teriam mais "resistência" ao fatores estressores do dia-a-dia, ou seja, melhor adaptação psicológica.


As crenças ou atividades religiosas também podem produzir um estado de relaxamento do Sistema Nervoso Central (SNC), associado a uma diminuição da atividade do Sistema Nervoso Simpático, aumentando assim a resposta imunológica, e evitando-se dessa forma várias doenças picossomáticas. Por outro lado, estudos de neuroimagem recentes demonstram modificações significativas na produção de neurotransmissores com atuação em locais como o sistema límbico, que rege as emoções.


Benefícios da religião em relação à saúde


A religião pode melhorar a saúde promovendo práticas saudáveis de vida, melhorando o suporte social, oferecendo conforto em situações de estresse e sofrimento e até alterando substâncias químicas cerebrais que regulam o humor e a ansiedade, levando-nos ao relaxamento psíquico. Portanto, a religião parece ser um fator psicossocial e até biológico benéfico na recuperação das doenças físicas e mentais.


Independente dos possíveis mecanismos, se indivíduos recebem benefícios à saúde através de práticas religiosas, essas devem ser incentivadas, respeitando-se a individualidade de crença, contribuindo dessa forma, preventivamente, contra uma série de doenças e amenizando o sofrimento de vários pacientes.


Não cabe ao médico prescrever uma religião em particular ao paciente, e sim, encorajá-lo em trabalhos espirituais de sua escolha. As nossas crenças religiosas não devem ser prescritas aos pacientes que atendemos. Porém, nunca devemos ignorar o aspecto importante e positivo que a religiosidade apresenta nas saúdes física e mental do ser humano. Quando os profissionais não souberem como lidar com essas questões religiosas, deve haver um encaminhamento para padres, pastores ou rabinos de acordo com a escolha religiosa do paciente.


Concluindo, em função do grande interesse na espiritualidade da população geral, deve-se incentivar pesquisas científicas de qualidade na área, despindo-se sempre de valores individuais e voltando-se sempre ao apoio da escolha religiosa do paciente. Posturas extremistas, por parte de alguns pacientes, devem ser desaconselhadas pelos médicos, porque não adianta em nada substituir um tratamento médico por apenas práticas espirituais. O correto é sempre a perfeita integração e união com a medicina tradicional.







terça-feira, 25 de maio de 2010

Você está ajudando a destruir ou preservar o Planeta?

Você que está lendo este artigo deve ver com indignação todas as atrocidades e falta de respeito com que alguns pseudos seres humanos tratam o planeta e a natureza.


A destruição da Amazônia, as queimadas, a total incompetência dos chamados dirigentes ou políticos.


Centenas de árvores estão sendo destruídas nesse exato momento e como todos sabem, as árvores são responsáveis pelo oxigênio do planeta e sem elas não poderíamos viver. Quando destruímos as árvores estamos também matando os animais que vivem nelas e liberando o dióxido de carbono, acelerando o efeito estufa e conseqüentemente destruindo nosso futuro.

Porque destruímos tanto as árvores? É para criar mais moradias? Não. É para criar pastos para a criação de gado. Todas as florestas estão sendo destruídas no ritmo de meio hectare a cada 5 segundos, para que muitos comam cadáveres (carne de gado).


Quando alguém come um hambúrguer é responsável pela destruição de 5 metros quadrados de floresta tropical.


As pessoas que vêem as florestas sendo destruídas e comem carne, também são responsáveis por isso, além disso todos sabemos que a falta de água será um problema tão grande que poderá haver guerras por água e também, por isso é que hoje milhares de pessoas morrem. Por falta d’água.


Você sabe quanto de água é necessário para se criar um único bezerro? O suficiente para fazer flutuar um navio médio. Uma vaca, num gole bebe até 2 litros de água. Num dia, bebe 100 litros. Para produzir 1 Quilo de carne, gastam-se 43.000 litros de água. 1 kg de tomate com 200 litros de água.


Pode se pensar no incompetente "Governo" que te diz para não lavar o carro ou não tomar banho - Isso também é importante mas para você poupar realmente água, NÃO coma bicho morto (carne). Você sabia também que a indústria que mais consome energia elétrica é a do gado?


Você se preocupa com a fome no planeta? Se preocupa que hoje 980 milhões de pessoas vivem num estado de miséria absoluta, que 70 milhões de pessoas morreram no ano passado por inanição e que isso deve piorar se não mudarmos nossos hábitos?


O mesmo acre que produz 120 quilos de carne de boi pode produzir 20.000 quilos de batata; meio quilo de carne produziria 8 quilos de cereais. Isso é a diferença entre alimentar 1 pessoa e 160 pessoas.


Um acre pode alimentar vinte vezes mais pessoas se todas fossem vegetarianas.


Cerca de 70 crianças morrem de fome todos os dias e nós temos condições de mudar isso se os comedores de putrefatos (carne) diminuíssem em 10% sua dieta assassina. Isso seria suficiente para alimentar crianças, homens e mulheres que no momento em que você lê esse artigo estão morrendo de fome com dores terríveis.


Sabia ainda que a quantidade de solo arável está diminuindo numa velocidade assustadora, devido a produção de carne e isso pode até acabar com a nossa capacidade de vivermos no planeta?


Se você vai naquela coisa nojenta chamada açougue, saiba que por trás do que se compra lá, está escondida a destruição de florestas, o alimento e a água dos nossos filhos e a extinção de várias espécies.

Não pense que sua decisão não fará diferença - fará muito - as pequenas mudanças no planeta hoje, tem conseqüências gigantes a longo prazo. Divulgue esse texto. Coloque-o na Internet. Faça algo.


Pense ainda nos animais. Será justo de nossa parte dar morte violenta e cruel a animais pacíficos?


Se você acredita que eles não tem morte violenta não leia mais este artigo pois você não tem cultura para entender nada do que estou escrevendo. Vá ler a revista Caras ou assistir ao Big Brother. Se você acredita que os animais são inferiores a nós deve acreditar também que a Terra não é redonda.


Os porcos são, por exemplo, criados em total confinamento, no meio do lixo, presos, sem higiene e engordados artificialmente, inclusive recebendo hormônios e antibióticos. Quanto ao gado eles são mantidos em jaulas, sem liberdade. Mais de 80% dos abates ocorrem sem nenhum tipo de fiscalização sanitária; há pouco tempo no Rio Grande do Sul descobriu-se patas e rabos de rato em linguiças.


Olhe nos olhos dos animais quando eles são assassinados, marretados nos abatedouros que são do 50% no Brasil ( os outros são sangrados vivos) por "homens covardes" e veja um raio de luz através do qual a vida deles olha para fora e para cima, em direção ao grande poder do nosso domínio sobre eles, e pede por amizade.


Como você pode aceitar colocar dentro de você um animal que viajou centenas de quilômetros a pé ou apertado na carreta de um caminhão (dirigido por um "homem") , sem água ou qualquer alimento. Ao chegar no local do abate ficam de 2 a 4 dias no pátio do matadouro, recebendo apenas água e sofrendo por antever o futuro...


Na hora do sacrifício, os animais são empurrados por um longo corredor apertado e ficam desesperados, horrorizados, tentam fugir, tentam lutar pela própria vida, mas no final do corredor lhe espera um "homem" que lhe golpeia com uma marreta na cabeça ou um disparo na testa com um pistola de ar comprimido o animal fica fraco, tonto, cai com os olhos abertos, mas logo é suspenso por um guindaste enquanto ele ainda se debate por liberdade saem lágrimas nos olhos quando é finalmente degolado vivo. Seus olhos ficam vazios.


Nesse ponto os "homens" usam as facas e o animal deixa de existir, para que poucos comam sua carne e para as fezes e o sangue poluírem os rios.Visite um matadouro. Pense que se os animais falassem, diriam:


- Deixem-me vivo. Parem de me matar. Olhem nos meus olhos.


Você quer então ajudar a salvar o planeta? Não quer se sentir responsável pela morte de crianças? Quer preservar as árvores e o solo? Então mude sua alimentação. O seu poder de fazer a diferença está em suas mãos quando for no supermercado, restaurantes ou na sua cozinha. Você não precisa sair por ai e salvar a vida de alguém. Você pode fazer isso somente alterando sua alimentação e é claro tendo muito mais saúde e disposição.

Quanto aos benefícios de uma dieta sem carniça (carne vermelha), leia a respeito mais já saiba de antemão que cientistas confirmam ser a carne responsável por doenças do coração, câncer no intestino, diminuição do apetite sexual e muito mais.

Texto Otávio Leal
Humaniversidade




CÓDIGO DE ÉTICA DO TERAPEUTA CORPORAL-HOLÍSTICO

Princípios Fundamentais


O Terapeuta:

1. Trabalhará para a promoção do bem estar do indivíduo, da coletividade e do meio ambiente, segundo o paradigma holístico (totalidade).


2. Manterá constante desenvolvimento pessoal (cuidando muito de si mesmo), científico, técnico e ético, através de supervisão, terapia, cursos e similares, estando a par de todas as atualizações da área e também dos tratados milenares, além de ser um estudioso das ciências afins (sugerimos a leitura mensal da revista científica Galileu e Super-Interessante).


3. Usará em seus trabalhos, métodos os mais brandos e naturais possíveis, buscando catalisar o auto-equilíbrio da pessoa atendida, despertando-lhe os seus próprios recursos.


4. Orientar-se-á, no exercício de sua profissão, pela Declaração dos Direitos Humanos, aprovada em 10/ 12/ 1948 pela Assembléia Geral das Nações Unidas.


Direitos do Terapeuta:


1. Exercer a profissão de Terapeuta Holístico sem ser discriminado por questões de raça, religião, sexo, nacionalidade, cor, opção sexual, idade, condição social ou situações afins.


2. Utilizar-se de técnicas que não se lhe sejam vedadas ou proibidas por "lei" federal, podendo, inclusive, fazer o uso de instrumentos e equipamentos não agressivos, bem como produtos cuja comercialização seja livre, além de orientar a pessoa atendida através de aconselhamento profissional.


3. Recusar a realização de trabalhos terapêuticos que, embora sejam permitidos por lei sejam contrários aos ditames de sua consciência e ética.


4. Suspender ou recusar atendimentos, individuais ou coletivos, se o local não oferecer condições adequadas, ou se não houver remuneração condigna, ou ainda, se ocorrerem fatos que, a seu critério, prejudiquem o bom relacionamento com a pessoa a ser atendida, impedindo o pleno exercício profissional.


Responsabilidades Gerais do Terapeuta. São deveres do Terapeuta Holístico:


1. Assumir apenas trabalhos para os quais esteja apto, técnica e legalmente;


2. Zelar pela dignidade da categoria, recusando e indicando situações onde a pessoa atendida esteja sendo prejudicada;


3. Estar devidamente registrado para o exercício de sua atividade profissional quer seja como autônomo ou como pessoa jurídica, seja em uma associação (A.M.Or.) e/ou Sindicato.


Ao Terapeuta é Vedado:


1. Usar títulos e especialidades profissionais que não possua;


2. Efetuar procedimentos terapêuticos sem o esclarecimento e conhecimento prévio da pessoa atendida ou de seu responsável legal;


3. Desrespeitar as pessoas sob seus cuidados profissionais;


4. Aproveitar-se de situações decorrentes do atendimento terapêutico para obter vantagens não éticas, físicas, emocionais, financeira ou religiosa;


5. Quebrar o sigilo de seu paciente sob qualquer circunstância;


6. Interferir na vida de seu cliente sem o conhecimento dos mesmos;


7. Atendimento de clientes menores de 18 anos sem a presença dos pais ou responsáveis, ou se houver autorização escrita dos mesmos, devendo a autorização permanecer guardada.


8. Intervir em qualquer tratamento de saúde com outros profissionais, este não deve ser interrompido, pois a Terapia Holística é sem contra-indicação e casa bem com qualquer outra forma de tratamento. Caso a pessoa atendida esteja tomando algum medicamento, a decisão de suspender ou continuar a usá-lo compete exclusivamente ao próprio médico que o receitou e não ao Terapeuta. Este, simplesmente, poderá recomendar o acréscimo de algum produto natural como complementação ao seu trabalho.


9. Quiroprática em áreas inflamadas ou lesões crônicas sem a autorização por escrito do médico responsável, aplicar quiropraxia sem estar plenamente confiante em suas manobras.


10. Massagear áreas no corpo do cliente, que estejam com lesões, feridas pós-cirúrgico (principalmente ocular) ou fragilidade óssea;


11. A utilização do termo "paciente", pois designa pessoa que se submete a uma cirurgia ou está hospitalizada. Na Terapia Holística, o recomendável é "cliente", pois por definição traduz-se no indivíduo que confie seus interesses habitualmente a uma mesma pessoa.


Texto Baseado no Manual do Terapeuta Holístico do Sinte e no Código de Ética do Sinaten.














sábado, 20 de março de 2010

MASSAGEM

QUAL SUA MASSAGEM PREFERIDA??

O toque de um massagista experiente mexe profundamente com a disposição e a saúde. Há massagens para modelar o corpo, melhorar a circulação do sangue, aumentar a capacidade respiratória, facilitar a digestão e estimular o fluxo de energia. Além de proporcionar prazer, alívio de dores e bem-estar geral. A mais tradicional nasceu na China, há mais de 6 mil anos. E, ao longo dos séculos, ao se espalhar pelo mundo, as técnicas adquiriram características próprias dos lugares por onde passavam e foram adaptadas às necessidades de cada época. Hoje, muitos profissionais lançam mão de movimentos de diferentes técnicas, tradicionais e modernas, numa mesma sessão. Cada uma delas possui um repertório de movimentos, como deslizamento, compressão, amassamento, fricção e pinçamento (manipular músculos com a ponta dos dedos). Às vezes, o terapeuta utiliza instrumentos (como toalhas, bolas, rolos de espuma e almofadinhas) e pressiona o corpo do paciente com outras partes do corpo - além das mãos - até mesmo os pés, o queixo e os joelhos. Para achar um bom massagista, vale aceitar indicações de médicos e de amigos ou, ainda, procurar associações ligadas às diferentes técnicas. Um bom massoterapeuta deve conhecer anatomia e fisiologia e ter "boa mão" - a sensibilidade inata, ou aperfeiçoada, que dá a seu toque uma qualidade especial. É importante que você sinta confiança e afinidade com o terapeuta escolhido. Vale lembrar também que os preços variam muito, conforme a cidade, o estabelecimento, a formação e o prestígio do massagista. A seguir, veja a descrição das principais práticas oferecidas no Brasil e descubra qual delas é a mais apropriada para você.

SHIATSU- de origem japonesa,e o termo significa pressão(atsu)com os dedos (shi)."A técnica tem como base a estimulação dos meridianos,qd esses pontos ficam bloqueados,surgem doenças e desiquilibrios q roubam a saúde e o bem-estar".
o shiatsu fortalece o sistema imunológico,melhora o tônus muscular,relaxa,alivia inchaços,diminui a dor, principalmente lombar e enxaqueca.


REFLEXOLOGIA- A reflexologia é uma mistura de técnicas de várias origens.Baseia-se no princípio de q existem pontos nos pés e nas mãos q correspondem a cada orgão ou estrutura do corpo.Ao massagear cada um desses pontos,é possível reduzir a tensão em todo o organismo e diminuir dores localizadas.


MASSAGEM AYUVÉRDICA
Origem: deriva da aiurveda, a milenar medicina indiana. Em sânscrito, antigo idioma sagrado dos indianos, o nome ayu significa conhecimento, e veda, vida. Aplicações: essa massagem promove a consciência corporal, fazendo o paciente perceber o funcionamento de seu organismo. Indicada para estresse, cansaço crônico e insônia. Características: “O terapeuta usa todo o corpo, inclusive queixo, joelhos e pés, para as manobras e o paciente adota algumas posições de ioga”,

TUI-NÁ
Origem: prática milenar da medicina tradicional chinesa, segue a filosofia taoísta, que enxerga o universo como um todo. “Essa visão integral e harmônica é a base dessa técnica, que trabalha os meridianos, linhas de energia vital que percorrem o corpo”, 

Aplicações: serve para reenergizar, desobstruindo os canais da energia vital. Por isso, é indicada para quem está desmotivado e cansado.

Características: a massagem começa pela cabeça e percorre o corpo, com pressões intensificadas nos pontos em que a energia está bloqueada.

 WATSU
origem: nasceu nos EUA, em 1980. A palavra watsu é formada por water (água, em inglês) e shiatsu (pressão com os dedos). “A água quente alivia tensões musculares e emocionais, provoca relaxamento profundo e reequilibra a energia vital”, explica Ursula Garthoff, introdutora da técnica no Brasil, em 1995.

Aplicações: alivia insônia, estresse, depressão e é bastante utilizada na recuperação de movimentos após acidentes ou em processos de convalescença.

Características: dentro de uma piscina de água morna, o terapeuta segura o paciente nos braços e faz movimentos leves, lentos e contínuos de alongamento.

DRENAGEM LINFÁTICA
Origem: o método, desenvolvido na década de 30, ativa o sistema linfático e elimina toxinas e gorduras acumuladas no corpo.

Aplicações: indicada para tratamentos pós-operatórios e estéticos, como redução de celulite e gordura localizada. Elimina inchaços. Características: o terapeuta usa óleo ou creme para ajudar no deslizamento. “A eficácia do tratamento não está na força, mas na seqüência dos movimentos”.

 DO-IN
Origem: nasceu na China, mas foi no Japão que ganhou seu nome definitivo. Em japonês, do significa caminho, e in, casa. “Na verdade o do-in é um tipo de automassagem que era feito em instituições fechadas no Japão, como mosteiros”, diz o terapeuta corporal Marcelo Massayoshi Ohira.

Aplicações: alívio de dores musculares e desconfortos físicos.

Características: a técnica de automassagem pode ser aprendida com um mestre, preferencialmente, ou em livros e até mesmo na internet. Consiste em pressões feitas com o polegar nos mesmos pontos utilizados pela acupuntura, que favorecem o bem-estar geral.

QUIROPRAXIA
Origem: nasceu em 1898 nos Estados Unidos e hoje é uma técnica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, conta com cursos superiores de formação.

Aplicações: alivia dores na coluna e pode até reverter problemas como a hérnia de disco. Também é usada para controlar dores de cabeça e tensão muscular.

Características: “A manipulação é feita por meio de movimentos que alongam os membros e provocam estalos nas articulações, mas que são indolores”.

MASSAGEM RITMICA(ou antroposófica)
Origem: foi criada no começo do século 20 pela médica holandesa Ita Wegman (colaboradora próxima de Rudolf Steiner, fundador da antroposofia e pai da medicina antroposófica) e por Margarethe Hauschka, na Alemanha. O método chegou ao Brasil na década de 1950 e, hoje, conta com uma escola de formação profissional.

Aplicações: atua em conjunto com a antroposofia (que baseia suas terapias no cuidado holístico do corpo e da alma), auxiliando no tratamento de asma, angina, distúrbios do sono, doenças reumáticas, cólicas menstruais e nos processos de convalescença.

Características: seu diferencial é a leveza dos toques em movimentos contínuos e ritmados, sem nenhuma pressão. “Usa-se uma pequena quantidade de óleo de camomila e de bétula ou pomadas para as fricções”.

MASSAGEM COMPLETA
Origem: o nome se justifica porque a massagem é feita no corpo todo. Mistura técnicas diferentes, de acordo com a formação do massagista e da necessidade do paciente. “Cada tipo de massagem trabalha uma área específica do corpo, e a escolha também tem a ver com as características de quem está sendo massageado. Uma sessão nunca é igual a outra”, resume Dorcival Soares de Freitas, que mescla shiatsu, reflexologia, quiropraxia e massagem aiurvédica em sua prática.

Aplicações: relaxamento, eliminação de toxinas, dores nas costas, torcicolos.

Características: pela combinação de técnicas, o efeito sobre o corpo é completo. O shiatsu relaxa os músculos e favorece a circulação; a massagem aiurvédica ajuda a drenar os líqüidos do corpo; a reflexologia relaxa os pés; e a quiropraxia abre espaço entre as vértebras e articulações.


fonte: revista bons fluídos













segunda-feira, 15 de março de 2010

ARGILOTERAPIA

Tipos e diferenças de composições:

ARGILA VERDE: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente.


ARGILA BRANCA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.


ARGILA CINZA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.


ARGILA VERMELHA: rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.


ARGILA AMARELA: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.


ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.


ARGILA PRETA: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação,adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: anti inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.






:
Você pode criar diversos tratamentos individualizados de acordo com o tipo de pele ou o problema estético. Mas não faça dessas sugestões seu único referencial. Experimente e crie novas combinações seguindo a tabela de indicações e sinergias como uma referência inicial. Depois é só procurar conhecer as propriedades dos óleos essenciais e aplicá-los conforme as indicações.


É também muito importante observar o tipo de pele para que a escolha do carreador possa beneficiar a epiderme. Os carreadores podem ser emolientes, nutritivos e até hidratantes.




Os carreadores em gel atendem as peles oleosas ou acnéicas. Já os que estão em forma de creme, são bastante recomendáveis que sejam formulados com óleo vegetal e não com óleo mineral, para que não dificulte a penetrabilidade dos óleos essenciais, além de evitar as formulações dos cosméticos que contenham perfumes, para não interferir na associação com óleos essenciais.




A melhor máscara para cada caso:


São as máscaras hidratantes, à base de agentes emolientes e umectantes que atraem a água à superfície da epiderme tais com os óleos vegetais e essenciais.


As máscaras faciais de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, através da eliminação de toxinas, da micro esfoliação e do estímulo da circulação sanguínea local. Também podem acalmar e hidratar, dependendo dos ingredientes utilizados.


No entanto, é importante que se utilize argila de boa procedência, dissolvida em água mineral ou destilada ou associada ao gel neutro.




Forma de usos:


Antes de aplicar uma máscara, faça uma higienização na pele, para facilitar a atuação dos ativos. Não é necessário fazer uma esfoliação prévia, pois a argila vai funcionar também como esfoliante. Salvo indicação em contrário, evite aplicar na área do contorno dos olhos.


As argilas preparadas com gel neutro e óleos essenciais não necessitam de acréscimo de água. Coloque até 3 gotas de óleo essencial em 10 g de máscara gel neutro e misture com 20 g de argila.Misture bem e aplique como uma máscara cremosa.


Dessa forma os óleos essenciais compõem uma forma bem diversificada de criar diferentes tipos de máscaras.


A partir de algumas misturas básicas, pode-se criar um programa de tratamentos personalizados, combinando os benefícios de máscaras diferentes. Uma máscara hidratante, por exemplo, pode ser aplicada na seqüência de uma clareadora.

A argila tb é usada para tratamentos estéticos corporais,indicada para gordura localizada ,flacidez, celulite.As argilas apresentam duas características de suma importância: plasticidade absorção.
 

O PODER DA ARGILA
Plasticidade é a sua capacidade plena de moldagem. Ela se molda à superfície aplicada de forma total, tornando-se não só a portadora dos princípios ativos que agirão naquele local, mas também oclusora ideal.


Absorção, devido ao tamanho diminuto de suas partículas, tem ação incorporadora de líquidos, chegando a absorver até 8 vezes o seu volume. Daí sua ação desinfiltrante na terapia anticelulite.


Nos tratamentos corporais o ideal é aplicar a argila aquecida para intensificar a oxigenação dos tecidos e liberar as substâncias tóxicas na corrente linfática, desintoxicando o organismo.

Ela concentra em sua estrutura oligoelementos que potencializam as trocas metabólicas e estimulam a redução de medidas.
Sua composição diversificada e rica contém silício - muito
importante para a formação do colágeno presente na pele,
fundamental para firmeza e para o tônus cutâneo.
Para fazer um tratamento corporal completo procure uma profissional,pois ela indicará o melhor tratamento,além de fazer oclusão e usar uma manta aquecida com infra-vermelho q ajuda acelerar o processo de desintoxicação .
O tratamento corporal com argila é indicado q se faça duas vezes por semana,assim os resultados serão mais satisfatórios,mas tb poderá ser feito um tratamento efeito cinderela q faz com q se perda até 5 cm na hora,mas esse resultado não será mantido se não der continuidade ao tratamento.Procure uma esteticista corporal e comece hj mesmo!!!


quinta-feira, 11 de março de 2010

Receita para adoecer


Hoje é muito fácil adquirir doenças desde as mais simples as mais destruidoras, graves e mortais. Leia abaixo, dicas competentes e fáceis para adoecer.

• Beba muito álcool. Seja um escravo desse prazer ridículo e diminuto. Beba álcool e não namore. Acredita-se que 9% dos brasileiros são dependentes de álcool, inclusive alguns dos seus principais dirigentes. Beber e dirigir causa 60% dos acidentes com vítimas fatais e limitações físicas graves.


• Se a bebida alcoólica for insuficiente para criar um inferno em sua vida e dos próximos a ti, também seja viciado e escravo de jogos de azar, loterias, bingos, etc.


• Tome todos os remédios possíveis que estão na moda nas farmácias, preferindo os sem receitas e fuja da homeopatia que é ótima inclusive para se evitar desequilíbrios. Fique longe também de fitoterapia, tai-chi, Yoga, alimentação natural, vida saudável, argiloterapia, caminhadas, exercícios moderados, contato com a natureza.


• Sofra da coluna mantendo sempre uma má postura, vendo TV uma boa parte do dia jogado no sofá, sente-se por várias horas de forma incorreta, em automóveis, e no trânsito aproveite para se irritar, xingar, gesticular quando o mesmo está parado.


• Tenha o porco como um exemplo de alimentar-se caoticamente e sem limites. Eles vivem dormindo e pouco fazendo sexo. (O ideal é se alimentar muito da carne de porco para ser igualzinho a ele.) Não tenha como exemplo de vida os Yoguins sérios.


• Fique diabético (hoje é moda) consumindo muito açúcar. É fácil: Beba muito café com açúcar, sorvetes, massas, todo tipo de comida industrializada. No mercado. fuja dos orgânicos, das frutas e verduras. Prefira à seção de salgadinhos, bolachas, patês de carnes em geral, congelados e encha o carrinho.


• Vícios como o álcool e drogas alucinógenas causam impotência, a demência lesa os órgãos digestivos e se você não morrer nas mãos de um traficante, ou num acidente, você pode cultivar um bom câncer de estômago ou fígado que te ajudará a “viajar no barato” da quimioterapia.


• Quando visitar uma livraria compre livros de receitas gordurosas além de assistir na TV, a tarde, os programas que ensinam receitas deliciosas cheias de gordura e açúcar. Não beba líquidos nem chás diuréticos como a pata de vaca, não faça jejum, almoce todos os dias no self service com sobremesa incluída, não use cereais integrais, missô, sal marinho, açúcar mascavo ou mel, saladas frescas ou frutas em geral.


• Cultive e preserve uma enorme barriga consumido muita cerveja e refrigerante (dilatam o estômago).


Ande muito de carro o que ajuda a poluir o planeta e com o pagamento de impostos, sustenta os parasitas que supostamente dirigem o País, fique sentado em sofás “confortáveis” sofra de prisão de ventre, tenha gases e seja um conformista acreditando que sua barriga é genética. Atenção: não pratique o Yoga que equilibra o sistema glandular e nem artes marciais sérias como Karatê-do, Kung fu, Aikidô e Iai-Dô.


• Engula suas emoções e sentimentos e tenha preconceito que terapia é para loucos. 


• Viva sempre estressado, correndo muito, trabalhe muito e cada vez mais, trabalhe com algo que odeie, não siga suas vocações e desenvolva uma úlcera digestiva, gastrite nervosa, insônia, bruxismo e desenvolvendo isso tome seus analgésicos, antibióticos, ansiolíticos, calmantes, vá sempre a consultas médicas e você ficará muito feliz com o atestado que o médico te dará de 2 dias em casa. Hoje é normal ser dependente de remédios assim jamais faça meditação, dança sagrada, Liang Kung, Chi-Kung – pois isso te daria paz.


• Eduque seus filhos para serem doentes não dando amor, atenção, ternura, e obrigando os mesmos a serem falsos e mentirosos. Matricule-os em esportes competitivos e em escolas que ensinam matérias (conhecimento) e jamais que ensinem vida (sabedoria).


Não dialogue com os mesmos, principalmente sobre sexo que quando ensinado deve ser apontado como algo sujo e pecador. Não abrace ou massageie seus filhos, pois isso é tão terapêutico que não terás filhos doentes.


• Saiba que é fácil ter problemas menstruais e corrimento vaginal, tanto é, que 92% das mulheres o tem. Coma todo tipo de alimento industrializado, não viva grandes amores e não utilize banhos fitoterápicos de assento, própoles, pólen, chás como nabo e alho, não pratique Do-in e acupuntura e não utilize emplastos de argila (consulte um naturopata)


• Consuma ao máximo tudo que você vê nas propagandas da TV, do computador e navegando na net. Aproveite ainda para criar tendinite, perder preciosas horas de meditação, oração, leitura saudável ou de sono nos msn’s, orkut’s, nas pornografias e mantendo-se isolado, sem intimidade com os outros seres, cultural ou intelectual.


• Não estude investindo assim em ignorância. Quando estudar algo, desista no meio o que é um ótimo exemplo para seus filhos. Quem estuda é mais inteligente e tem saúde cerebral, assim não leia nenhum livro para que possas cultivar uma genialidade como teus líderes políticos.


• Torne-se cada vez mais preguiçoso, evite as caminhadas, principalmente ao ar livre. Corridas leves são indicadas a quem busca saúde o que não é o caso dessas receitas. Seja sedentário e quando for fazer eventualmente algum esporte prefira o futebol aos finais de semana, que além de estimular a competição, e não a solidariedade, ainda pode lesionar os joelhos.


• Alimente-se com muitas salsichas, presunto, frituras, margarina, gorduras abundantes, feijoada que em alguns restaurantes são servidas diariamente (aproveite), carnes em geral optando pelas calabresas e todos os derivados de porco.


• Não tenha força de vontade jamais. Coma muitos doces, sorvetes, alimentos enlatados sem limites.


Se entregar a vícios e hábitos negativos é melhor do que persistir e superar a si mesmo. Ser controlado pelos hábitos negativos é melhor do que ser forte e persistente, não se inspire em líderes de verdade como , Gandhi, Tereza, Coen, Dolano, Mandela, Dalai Lama, dentre outros que se superaram e renasceram como seres humanos de verdade.


• Não fique próximo a natureza. Em momentos de lazer prefira os shoppings principalmente, aos sábados e domingos onde os mesmos ficam lotados com pouco ar puro, muito barulho e valores materialistas. Leve seus filhos desde pequenos aos shoppings, principalmente quando estão lotados, assim estarão ensinando o consumismo e os estressarão com locais caóticos e barulhentos.


• Prefira desistir de tudo o que inicia. É ótimo deixarmos uma série de situações mal resolvidas e abertas em nossa vida. O ideal é ficarmos relaxando tudo e adiando tudo para um futuro ilusório. Desistir também é um ótimo exemplo que deixamos para quem tem família. (Amanhã é uma miragem).


• Invista todo seu tempo em ter um corpo idealizado pelo Big Brother, não o saudável, por que o importante é a estética, não o equilíbrio. Faça exercícios físicos que te deixam musculoso ou te estimulem a violência, mas corra do Yoga (que te traz paz e saúde) Tai-chi chuan (longevidade e equilíbrio), dança (celebração da vida).


• Tome ansiolíticos ao invés de fazer exercícios respiratórios, soníferos ao invés de praticar relaxamentos ou fazer massagens.


• Assista muita novela e entre em discussão sobre futebol, política, vida de artistas, Big Brother, e outras pérolas do saber e da paz, assim você será conhecido como uma pessoa normal. Evite arte, teatro, (quanto tempo faz que não assiste?) dança, naturismo, cultura, etc.


• Tenha expectativas positivas de todos os órgãos municipais, estaduais e federais assim você ficará “louco de raiva” quando precisar dos mesmos. Confie plenamente no seu sistema de saúde, segurança, justiça, leis, educação e faça todo o possível para depender dos mesmos.


• Viaje sempre em feriados prolongados por exemplo no carnaval, páscoa e no final do ano, para lugares abarrotados de pessoas o que impede a reflexão a paz e prejudicam a natureza. Jamais busque refúgios em lugares silenciosos, não faça “jejum” de palavras ou jornadas espirituais silenciosas como Santiago de Compostela.


• Quem mora em São Paulo é facílimo ter um infarto ou uma vida miserável: Irrite-se no trânsito e tenha esperança de que seus prefeitos e governantes façam algo ao invés de só cobrarem impostos. Irrite-se com os impostos cobrados pelos parasitas no início do ano e vote ou trabalhe para eles.


• Mastigue pouco os alimentos e beba líquidos com pedras de gelo (causam má digestão e enfraquecimento do estômago). Isso é ótimo para desenvolver a úlcera, atrapalhar a digestão, criar gases. Se isso acontecer, corra até a farmácia e use aquele remédio milagroso que foi indicado pela sua amiga/vizinha.


• Envelheça antes do tempo ou tenha uma velhice doentia tendo uma vida com desgaste emocional, pense só em dinheiro e não faça meditação e nem oração. Faça tudo o que a “sociedade” aconselha e assim será um idoso decrépito bem antes do tempo.


“Os homens... Eles perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro.

E vivem como se nunca fossem morrer...


E morrem como se nunca tivessem vivido...”


Dalai Lama


• Alimente-se todo o tempo e evite os jejuns e monodieta. Ingira muitas frituras, coxinhas, bolinhos, guloseimas e tudo o que for encharcado de óleo reutilizado e não esqueça da gordura artificial.


• Perca o controle, quando não localizar um local para estacionar seu carro ou por ter um transporte público de péssima qualidade. Desenvolva seu stress por isso, que além de acabar com sua vida faz a alegria dos seus dirigentes, assim como crie expectativas dos atendimentos sempre educados e rápidos de alguns órgãos governamentais.


• Use dentaduras e faça implantes dentários ainda na juventude não utilizando fio dental e nem escovando corretamente os dentes.


“As autoridades sanitárias mandam aplicar flúor na água das torneiras, e é bom você ficar feliz com isto. Não que esse tipo de flúor tenha alguma influência na questão das cáries, mas porque, ingerindo constantemente flúor nos alimentos e nos cremes dentais, você pode adquirir outras doenças cuja relação de causa e efeito com o flúor talvez seja difícil, mas possível, como o câncer, a osteoporose, as colagenoses, a arteriosclerose e diversas doenças renais.”
Marcio Bontempo


• Não viva um dia sequer sem produtos com aditivos químicos, açúcar branco, carne principalmente de vaca (visite muitas churrascarias e ajude a acabar com o planeta junto com sua saúde, afinal quem destrói não está nem aí para o próximo). Use pães e massas brancas, sal refinado, frutas e legumes com agrotóxicos, álcool, tabaco e assim terá prisão de ventre, constipação, mau hálito.


• Jamais conheça o sistema de alimentação vegetariano, naturalista, vegano, cereais integrais, ervas medicinais, frutas, saladas, aurículopuntura, massagens, yoga, tai- chi, meditações.


• Trate todos seus relacionamentos afetivos como coisas e não como seres humanos. Seja autoritário, repressor ditatorial, ciumento, grosso e não dê amor, carinho. Assim terão uniões amorosas com seres desequilibrados e medrosos.


• Perca sua vida agora, esqueça de viver, sempre se preocupando com o futuro. Não viva agora e sim tenha o pensamento voltado para o que virá. Todos os mestres ensinam que a chave da felicidade esta no agora, mas não escute isso.


• Perca o contato com o sagrado sendo uma pessoa cruel, insensível, desumana e preconceituosa. Para isso é fácil: Leia e assista programas violentos, aceite líderes psicóticos, trabalhe em empresas anti ecologia, perversas, injustas (são aceitas pelas leis dos homens, mas isso não quer dizer nada

• Esse texto muito baseado e inspirado no trabalho do médico naturalista Márcio Bontempo que foi, e é um de meus mestres e da Humaniversidade na área naturalista, de qualidade de vida, idealismo, amor ao planeta, garra e competência.











• O Dr. Márcio Bontempo ensina essa receita extraordinária para ficarmos doentes. Mãos a obra:


FEIJOADA SUCULENTA
Ingredientes:


200 g de focinho de porco


200 g de rabo de porco


200 g de pé de porco


350 g de costela salgada de porco


250 g de paio


250 g de lingüiça de porco


200 g de lingüiça de vaca


400 g de carne seca


350 g de toucinho fresco de porco


100 g de toucinho defumado de porco


(Obs.: Não seria melhor colocar um Porco inteiro?)


Modo de preparar:


Deixar de molho, de véspera, as carnes salgadas, separadas umas das outras. No dia seguinte, fervê-las separadamente, para tirar bem o sal. Numa panela grande, um quilo de feijão preto de modo tradicional. Numa maior, juntar as carnes, acrescentando como tempero louro, cheiro verde, cebola e Pimenta-do-reino a gosto. Servir com arroz, couve picada, laranja e caipirinha com bastante açúcar e gelo.


Efeitos:


Se a feijoada não provocar indigestão, diarréia, cólicas e tenesmo logo após a refeição, ajudará a causar outros problemas. O excesso de gorduras polissaturadas e pesadas, quando não ataca de imediato a vesícula e o fígado, enriquece o sangue de material graxo ultrapesado, favorecendo a deposição de gorduras nas artérias, no coração, no fígado, nos rins e assim por diante. Podemos dizer que a feijoada é o prato mais rico do mundo em matérias gordurosas. Meia hora após a ingestão de uma feijoada, se retirarmos uma amostra de sangue venoso, ele estará esbranquiçado, devido à grande quantidade de partículas de gordura dissolvidas. Se este mesmo sangue for colocado em um recipiente para descansar, as partículas gordurosas tenderão a se juntar, formando uma imensa gota de sebo.


Basta ingerir semanalmente este delicioso prato para contrair as seguintes doenças: obesidade, distensão abdominal, putrefação intestinal, arteriosclerose cerebral, aterosclerose coronariana, aterosclerose generalizada, infarto do miocárdio, angina pectoris, reumatismo, artrite, gota, lipomatose, cistos sebáceos, envelhecimento precoce, discinésia vesicular, gastrite, colite, enterite, hemorróidas, varizes, pressão alta, retenção de líquidos, glaucoma e outras.


Bom apetite!
Obs.: Na impossibilidade de preparar uma feijoada fresca, ou mesmo por preguiça, adquira a feijoada enlatada, cujos efeitos são ainda piores.




TEXTO DE OTÁVIO LEAL ( Humaniversidade)