O que é Pilates?
Pilates é um método de treinamento físico baseado no corpo em seu estado mais natural que é o movimento. O grande foco do Pilates concentra-se em uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada, tanto que foi chamada pelo próprio Joseph Pilates, criador do método, de “casa de força”(powerhouse). Músculos abdominais fortes protegem a coluna lombar e posicionam as vísceras na cavidade abdominal, evitando a protusão desta região.
Os exercícios:
- Há uma imensa variedade de exercícios, sempre associando fortalecimento e alongamento muscular assim como correção postural e respiração. Estes são realizados de forma lenta, associados a concentração, precisão de movimento e controle. São necessárias poucas repetições de cada exercício e é possível priorizar determinado grupo muscular ou desenvolver exercícios globais
- A aula é realizada em aparelhos específicos, como o “Reformer”,” Cadillac”, “Ladder Barrel”,” Chair” e “Wall Unit”, e também no solo, podendo também fazer uso de diversos recursos como a bola suíça, faixas elásticas, etc.
Benefícios do Pilates...
O método traz ao praticante muitos benefícios, dentre eles destaca-se:
- Aumento da força e flexibilidade muscular
- Reeducação postural
- Previne e trata lesões
- Redução e até eliminação das dores na coluna vertebral
- Aumento da concentração, coordenação e equilíbrio
- Aumento da consciência corporal e auto-estima
- Melhora da capacidade respiratória
- Melhora qualidade de vida em decorrência do aumento do condicionamento físico para
realizar as tarefas do dia-a-dia
- Melhor disposição para o trabalho
História do Pilates
O método foi criado por Joseph H. Pilates, alemão nascido em 1880. Joseph , uma criança acometida de grandes limitações física, tinha a determinação de se tornar fisicamente mais forte o que o levou a estudar diversas formas de atividades físicas. Durante a primeira guerra mundial, em 1912, Joseph ganhava a vida como lutador de boxe na Inglaterra e foi considerado inimigo estrangeiro, acabando preso em campo de concentração. Tornou-se enfermeiro e treinou outros estrangeiros com sua técnica, que acabou sendo reconhecida, quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe que fez milhares de vítimas na Europa em 1918. Ao passar pela enfermaria da prisão, criou camas com molas e roldanas para que os pacientes pudessem exercitar-se antes de ficarem em pé. Este aparelho é o “Cadillac”, peça chave nos trabalhos em estúdios pelo mundo.
Em 1926 Joseph mudou-se para os Estados Unidos e fundou um Studio na cidade de Nova York e denominou seu medo de “Contrologia”. Fez muito e faz muito sucesso até hoje entre os adeptos das atividades físicas e de indivíduos que buscam qualidade de vida. Joseph Pilates teve uma vida dedicada a atividade física e viveu uma vida longa e saudável até sua morte em 1967 aos 87 anos. Sua definição para bom condicionamento físico era a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e capacidade realizar, com facilidade as atividades de vida diária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário