segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Poder da Argila


As Argilas são rochas compostas por oligoelementos (minerais), no qual predominam os silicatos de alumínio. Possuem indicações terapêuticas , é anti-inflamatória, cicatrizante, anti-séptica, tensora e absorve toxinas do organismo.
Existem muitos tipos de argilas e sua coloração e indicação varia de acordo com os oligoelementos e os óxidos associados.
Argila verde: rica em cálcio, potássio, ferro, silício e manganês. Ph neutro, desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente.
Argila Branca: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Tem um Ph muito próximo da pele. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, tem efeito anti-séptico clareador, revitalizador, absorve oleosidade sem desidratar, reduz inflamações.
Argila Amarela: rica em silício, alumínio, ferro e potássio. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente, desintoxicante e atua na flacidez cutânea.
Argila Preta: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio. Resulta em efeito ativador da circulação,adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: anti-inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.
Existem também outros tipos de argilas : cinza, marrom, rosa, vermelha e roxa.
Na estética usa-se argila para tratar acnes, flacidez, reduzir medidas e celulites.
A desintoxicação traz benefícios ao organismo e melhoras nos sintomas de Tpm, insônia, cólica menstrual, stress, ansiedade, psoríase, tendinite, dermatite e micose. Eliminar toxinas traz bem-estar, ânimo e ajuda a sair da depressão.
Dicas de tratamentos:
Desintoxicação Corporal
Numa cubeta misture 5 colheres de argila verde com um pouco de água morna, aplique no abdômem, ocluir com PVC, após 30 minutos retire com água morna e finalize com um creme de sua preferência. A mesma mistura pode ser usada para redução de celulites, basta potencializar seu efeito trocando a água morna por um chá 33 ervas ou chá de oliveira ( indicado para hipertensos que não podem fazer uso do chá 33 ervas).
Clareamento Facial
Lave o rosto com sabonete facial de sua preferência, dissolva argila branca com um pouco de água de coco fria e aplique no rosto, deixe agir por 20 minutos, lave com água fria e finalize com protetor solar.



sábado, 3 de maio de 2014

Yoga como Terapia para Corpo, Mente e Alma



Quem nunca participou de uma aula de yoga pensa que trata-se de uma técnica difícil de ser realizada e quase sempre desiste mesmo antes de começar. A mídia mostra pessoas super flexíveis fazendo poses que parecem impossíveis de serem realizadas por nós, meros mortais.

Yoga está longe de ser apenas uma técnica corporal, vai muito além, trabalha corpo, mente e alma, pode ser praticada por qualquer pessoa desde que seja respeitado os limites do corpo e as contra-indicações que requer a técnica.

Mas afinal, o que é Yoga?

O termo Yoga é derivado do radical sânscrito yuj, que significa, juntar, unir, integrar. Pode -se definir yoga como integração do Ser (físico, mental e espiritual).

Yoga é acalmar a mente, aquietar a alma, autoconhecimento, paz, flexibilidade, foco, equilíbrio físico e mental. É ter atenção plena e  meditar no profundo do Ser ,onde encontramos o verdadeiro EU, sem Ego, sem cobrança e sem preconceito .

Uma boa prática de Yoga deve ser realizada com total consciência, levando à atenção para a postura e para a respiração, preparando a mente para a meditação que é o foco da prática.

Não se deve desanimar diante as dificuldades das práticas iniciais, pois o corpo que encontrava-se ocioso pode criar resistências as novas atividades e a mente por sua vez irá insistir na hiperatividade. Mantenha a calma e continue sua prática sem criar expectativas, pois a regularidade e permanência produzirá um efeito muito positivo ao organismo. Poucos minutos de prática todos os dias gera mais efeitos que praticar por longas horas exporadicamente.

Uma aula de yoga pode ser dividiva em:
Ásanas: Posturas
Pranayamas: Técnicas respiratórias
Dhyana: Exercícios de concentração e introdução à meditação
Relaxamento: No final da série


Quem pode praticar Yoga e quais seus benefícios?
Indicado para todas as pessoas, inclusive para aquelas que sofrem de depressão, estresse, insônia, fadiga ou que sofreram algum trauma. Deve ser respeitada as contra indicações e os limites do corpo de cada um.

A melhora é imediata , a prática traz uma agradável sensação de bem-estar, mas não se deve criar expectativa pois a cura leva mais tempo para se concretizar. Diminuir a ansiedade e tirar o foco em cura-se a todo custo já é em si o início da cura.

São muitos os efeitos positivos e os benefícios relacionados a essa técnica milenar Indiana, podemos destacar alguns:

Reeducação corporal
Maior equilíbrio e flexibilidade
Controle da ansiedade
Aumento do poder da concentração e da auto-estima
Melhora no processo digestivo
Regula os batimentos cardíacos e aumenta a capacidade respiratória
Redução da liberação de cortisol (hormônio associado ao estresse), melhora na qualidade do sono e do cansaço.

A pessoa que pratica yoga regularmente passa a enxergar a vida de uma maneira mais positiva e tem mais disposição para realizar os seus afazeres do dia a dia.

Desejo à todos uma boa prática.
Namastê!!

Artigo Jornal InfoCajamar por Érica Ribeiro











quinta-feira, 1 de maio de 2014

Chakras e sua importância para nossa saúde


O que são, onde estão localizados e sua importância para saúde.
Chakras são centros energéticos espalhados ao longo da coluna vertebral e cabeça. A função dos chakras é fazer a ligação do campo energético que circunda o ser humano com o corpo físico. Eles se conectam com sistema nervoso, glândulas endócrinas e orgão vitais e quando estão em equilíbrio desempenham um papel importante na saúde, emoções e sentimentos dos seres humanos.
1- Chakra Básico - cor vermelha
Localizado no períneo entre os genitais. Ele é responsável pela força vital, coragem e realização profissional. Quando em desequilíbrio causa apatia e agressividade.
2- Chakra Esplênico - cor laranja
Localizado abaixo do umbigo. O Chakra da sexualidade, responsável pelo processo de socialização entre as pessoas, região lombar, alegria e prazer de viver. Em desequilíbrio causa problemas nos orgãos sexuais, reações alérgicas e medos.
3- Chakra do Plexo Solar - cor amarela
Localizado acima do umbigo, na boca do estômago. É a sede do poder, a autoconfiança, sucesso e prosperidade. O Plexo quando em desequilíbrio causa gastrite, má digestão, diarréia, problemas no fígado, insatisfação, bloqueio nas ações, estresse e egoísmo.
4- Chakra Cardíaco - cor verde
Localizado no centro do peito. Rege o coração, os pulmões e está ligado a todos os sentimentos sutis: carinho, amor, ternura e afetividade. Esse chakra em desiquilíbrio causa problemas no coração e com a respiração, provoca sentimentos como ciúmes e inveja.
5- Chakra Laríngeo - cor azul
Localizado na garganta. Representa a comunicação, rege a garganta, o pescoço, o metabolismo e a glândula Tireóide. Em desequilíbrio causa amigdalite, dores na nuca, aftas, sentimento de fracasso e medo de sair em busca do que se deseja.
6- Chakra Frontal ou Terceiro olho - cor índigo
Localizado entre as sobrancelhas. Está relacionado com a intuição, sexto sentido, clarividência e sabedoria. Em desiquilíbrio causa problemas com audição, visão, memória e depressão.
7- Chakra da Coroa - cor violeta
Localizado no centro da cabeça. Rege o cérebro, a cabeça e a Glândula Pineal. Está ligado a espiritualidade, a transmutação da energia e fonte de lucidez. Desequilibrado causa dores de cabeça, altera o sistema nervoso e falta de estimulo para a vida.

Érica Ribeiro
Artigo Jornal Infocajamar




Reiki - A cura pelas mãos




                     
Reiki é uma palavra oriental que significa Energia Vital Universal. A Terapia Reiki tem sido aplicada para restaurar e equilibrar nossa Energia Vital Natural (ki).
Quando nosso corpo frequentemente enfrenta desequilíbrios físicos, emocionais e mentais, fica propenso ao cansaço físico, doenças e exaustão mental e emocional. Portanto sendo o Reiki uma técnica holística, o corpo é tratado por inteiro, trazendo harmonia e bem-estar.
Reiki não é um dogma, nem religião, mas é um método científico completo para autocura e para manter a saúde, o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual em total equilíbrio.
Reiki é uma técnica eficiente para prevenção de doenças e pode ser usado em conjunto com qualquer outra técnica de tratamento medicinal, assim como qualquer outra terapia de crescimento pessoal. Existem muitos hospitais que complementam o tratamento de seus pacientes com aplicações de Reiki.
Reiki é uma das técnicas mais eficientes para relaxamento e redução do stress. É indicado para pessoas que sofrem de depressão e insônia ou que passam por tratamentos como quimioterapia, trinta minutos de sono após uma sessão de Reiki equivalem há três horas de relaxamento profundo.
Como é realizado o tratamento com a Terapia Reiki?
O Terapeuta utiliza apenas as mãos e se coloca à disposição do Universo para ser um canal por onde a Energia Reiki irá fluir. O tratamento começa com imposição das mãos no alto da cabeça, chakra da coroa, percorrendo os chakras frontal, laríngeo, cardíaco, plexo solar, umbilical e o chakra básico, tratando todos os orgãos e glândulas do corpo.
Chakras são rodamoinhos de energia vibrante e colorida e estão espalhados ao longo da coluna vertebral e da cabeça em sete pontos diferentes, assunto para o próximo artigo.

Érica Ribeiro
Artigo Jornal Infocajamar




Retenção de líquidos. Como evitar?



Sabemos que a maioria das mulheres sofrem com a retenção de líquidos, seja no período pré-menstrual, na gravidez ou até de uma forma mais crônica, como aquelas que sentem-se inchadas ao final de um dia de trabalho.

É preciso investigar a causa da retenção hídrica, pois o problema pode ser ocasionado por alimentação inadequada, disfunções hormonal, reação alérgica ou até por problemas mais sérios de saúde como os cardíacos, renais ou hepáticos. A dica é sempre procurar um médico para saber qual a verdadeira causa da retenção e fazer o tratamento adequado.

A retenção quando não é tratada causa desconfortos ainda maiores para as mulheres, comprometendo a circulação sanguínea e linfática causando dores nas pernas, celulites e impedindo que toxinas sejam eliminadas do organismo.

Depois de identificada a causa do inchaço deve-se seguir as recomendações médicas e mudar alguns hábitos no seu dia-a-dia, tais como:

- Alimentares: reduzir o excesso de sal, refrigerantes, carnes vermelha, embutidos, gorduras, doces, evitar bebidas alcoólicas em excesso e aumentar a ingestão de água;
- O bom funcionamento do intestino é benéfico;
- Não usar roupas muito apertadas, pois elas dificultam a circulação venosa e linfática;
- Evitar saltos muito altos e não ficar por muito tempo em uma só posição, sempre que puder coloque as pernas para cima.
- Controlar o stress, praticar atividade física e descansar.
- Fazer drenagem linfática regularmente, ajuda a eliminar toxinas, acelera o metabolismo e reduz edemas.

 Por Érica Ribeiro
Artigo Jornal Infocajamar